domingo, 6 de abril de 2014

A Culpa é das Estrelas, por John Green

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
ISBN: 9788580572261
Editora: Intrinseca
Páginas: 288
Ano: 2012

Sinopse: Os adolescentes Hazel e Gus gostariam de ter uma vida normal. Alguns diriam que não nasceram com estrela, que o mundo deles é injusto. Os dois são novinhos, mas se o câncer do qual padecem ensinou alguma coisa, é que não há tempo para lamentações, pois, se aceitamos ou não, só existe o hoje e o agora. E assim, com a intenção de realizar o maior desejo de Hazel - conhecer seu escritor favorito - ambos cruzarão o Atlântico para uma aventura contra o tempo, tão catártico quanto devastador. Destino: Amsterdam, o lugar onde reside o enigmático e mal-humorado escritor - a única pessoa que talvez possa ajudar-lhes a encaixar as peças do enorme quebra-cabeça onde se encontram.

 Resenha:

Boa parte da humanidade não quer nem pensar em morte, mas é algo inevitável. Imagine você descobrindo que tem uma doença com poucas chances de cura, ou que já está em um estado terminal. Quais seriam as suas atitudes? Como viver sabendo que hoje pode ser seu ultimo dia de vida;  Você tomaria atitudes diferentes? ; Iria perder preciosos segundos vivendo uma vida pacata, ou deixar os prazeres da vida lhe guiar? É uma questão bastante complexa, mas que deve ser cogitada. 
Hazel Grace Lancaster, uma jovem que acha possuir uma autobiografia linear, que começa com "Meu nome é Hazel, dezesseis. Tireoide, originalmente, mas com uma respeitável colônia satélite há muito tempo instalada nos pulmões. E está tudo bem comigo" e passa por uma rotina monótona, telespectadora assídua do programa "American Next Top Model" e leitora compulsiva que tem como livro favorito” Uma aflição imperial", por ultimo, mas não menos importante, ela participa de um “Grupo de Apoio” para pacientes com câncer, o que ela não esperava era encontrar um garoto extremamente charmoso em um desses encontros – que para ela é uma perca de tempo-. 

"Faltando pouco para eu completar meu décimo sétimo ano de vida minha mãe resolveu que eu estava deprimida, provavelmente porque quase nunca saía de casa, passava horas na cama,lia o mesmo livro várias vezes,raramente comia e dedicava grande parte do meu abundante tempo livre pensando na morte. "

Augustus Waters, um jovem digno de deixar as meninas suspirando, carismático além do imaginável, humor irreverente e uma caixa de metáforas. Para a nossa inenarrável alegria, nosso Gus acaba acompanhando seu amigo Isaac em uma das reuniões do grupo de apoio e fica encantado com certa garota que puxa um carrinho com balão de oxigênio – Logico que é a Hazel-. Eles acabam iniciando uma bela amizade, transformando os seus dias bem melhores, uma química perfeita, eles possuem uma maneira de conversar bem intrigante, usando a inteligência de ambos para discutir os assuntos que só eles compreendem.

-Talvez você queira falar de seus medos para o grupo.
- Meus medos?
- É.
- Eu tenho medo de ser esquecido.

Algumas pessoas podem pensar que “A Culpa é das Estrelas” é um livro que só fala de câncer, mas definitivamente não é assim, as escolhas feitas por John - enfatiza muito mais em coisas banais do nosso dia-a-dia-, não faz o livro ficar clichê e nem colocar lições de moral, mas mostra como uma pessoa com câncer pode viver da melhor forma possível, fazendo atividades que parecem inatingíveis, nunca deixando de lado o sarcasmo da dupla de protagonistas. Indico sem ressalvas a leitura de ACEDE, tenho certeza que a ela irá fazer brotar as mais diversas emoções.







O livro “A Culpa é das Estrelas” foi baseado na história da jovem Esther Grace Earl – Ressaltando que a Hazel é bastante diferente da Earl-. Em meados de 2006 ela foi diagnosticada com câncer maligno – Carcinoma Papilar da Tiroide-, Esther lutou bravamente durante o tratamento, mas em 2010 ela tornou-se mais uma estrela em meio à constelação. O John atribuiu a ela toda a essência do livro, conhecer Esther proporcionou a ele conhecer mais os adolescentes, toda introspectividade dessa fase, mas sem deixar o carisma de lado.
 






Na adaptação cinematográfica de “A Culpa é das Estrelas” a atriz Shailene Woodley interpreta Hazel Grace, para o papel de Augustus Waters o escolhido foi o ator Ansel Elgort. Muitos fãs criticaram a escolha (foi o próprio John que escolheu), mas eu simplesmente adorei, não importa se ele não é idêntico ao Gus do livro, a essência do personagem é o mais importante.

Encontro os mínimos detalhes da Hazel e Augustus na interpretação dos atores, a sintonia deles é nítida, fazendo a pobre e sentimental moça - EU - chorar ao assistir o trailer, tenho certeza que ficou mais que perfeito. O filme chega aos cinemas do Brasil no dia 05 de Junho, compre seu ingresso antecipado e não se esqueça de ir com os amigos – e os lenços-. 



 
 Classificação:
 


8 comentários:

  1. Morro de vontade de ler esse livro e acho que sou a unica do universo que não leu kkk deu mais vontade ainda depois de ver sua resenha! Aforei os adicionais e as curiosidades.. Parabéns! já estou seguindo e adorando! te convido a visitar o meu blog.. vou ficar feliz se você aparecer por lá! beijos doces!

    http://33milhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Sara!
      Fiquei muito feliz com seu comentário, espero que você leia o livro em breve.
      Já vou visitar o seu blog, obrigada pelo comentário.
      Beijoooos
      Myrlen

      Excluir
  2. Tenho um pouco de preguiça desse livro por causa da facilidade com que as pessoas gostam e falam dele. E por ser uma historia meio clichê afinal usar câncer e mortes são tão apelativos! HAHA mas adorei a forma como escrevem o blog, ele é perfeito! Todo sucesso pra vocês.

    https://www.facebook.com/blogitsjess
    http://www.itsjess.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o livro tenha virado modinha, mas não é clichê (em minha opinião). Não tem aquelas tantas coisas de sofrimento e tudo mais, os personagens são inteligentes, engraçados e repletos de metáforas. Tenta tirar essa pré-ideia, se ler e não gostar eu vou entender.
      Beijão e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. todo mundo falando desse livro né vou ler também pra ver como é que é.
    parabéns pelo blog sobre livros ele é diferenciado por isso muito legal.
    to começando o meu blog agora passa la .
    http://umadolescenteconfusa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ruty, fiquei muito feliz com o seu comentário!!!!
      Leia, é um livro maravilhoso.
      Pode deixar, irei visitar o seu blog :)

      Excluir
  4. Olá Myrlene,

    comprei o livro, mas ainda não consegui ler. Estou empolgada, todos falam que o livro é maravilhoso.

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, quando você terminar avisa e diz qual a sua opinião, tá bom?
      Beijão e obrigada pelo comentário!!!

      Excluir